sábado, 16 de junho de 2012

Arcadismo



Você já ouviu falar no termo “árcade”??? E no Arcadismo??? As suas palavras se referem a uma escola literária também chamada de Neoclassicismo que surgiu no continente Europeu a partir do século XVIII e se espalhou pelo mundo sendo que no Brasil nós tivemos grandes escritores e poetas que se dedicaram a este estilo.
A palavra Arcadismo tem origem grega do termo “Arcádia” que denominava o local em que segundo a mitologia, viviam pastores e poetas sob a proteção de deus Pan. Lá eles estavam em plena harmonia com a natureza, o que justifica a escolha deste nome para essa escola literária.
O outro nome, Neoclassicismo deixa bem clara outras características do período: a retomada às formas clássicas, a imitação de escritores Renascentistas e o interesse pela cultura Greco-romana. Tudo isso pode ser percebido nas citações e alusões a figuras gregas.O Iluminismo também foi fundamental para a formação do pensamento árcade. O comportamento mais racional, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento científico e filosófico tornou o homem mai antropocêntrico, com o crescimento do paganismo e a busca por clareza de ideias.
Mas, vamos às características do Arcadismo:
Pastoralismo: o eu-lírico era sempre um homem do campo. Um pastor ou um camponês honesto que levava uma vida simples no meio da natureza e sua amada era sua pastora.
Convencialismo amoroso: o homem via a mulher sempre como uma figura distante, não havia grande destaque aos sentimentos e todas as histórias de amor eram bastante parecidas.
Bucolismo: o ambiente ideal dos poetas árcades eram campos, florestas, lugares naturais e muito tranquilos. O homem rural era sempre sobreposto ao homem da cidade já que conhecia a verdadeira felicidade.
Simplicidade: O vocabulário dos poemas era sempre muito simples, com bastante objetividade e pouco uso de figuras de linguagem. Vale lembrar que os sonetos eram muito usados justamente por remeterem ao Classiscismo.
Haviam algumas expressões latinas que apareciam sempre nos poemas árcades. Elas sintetizavam os ideiais da época ao mesmo tempo que lembravam a forma clássica. Conheça algumas delas:
­Carpem Diem: em tradução literal, cantar o dia. Era o desejo de gozar dos pequenos momentos felizes e usufrutir dos prazeres da vida;
Locus Amoenus: pode ser traduzido como lugar ameo, ambiente de natureza exuberante e agradável, o lugar perfeito para um pastor.
­Aurea Mediocritas: era o homem ideal do Arcadismo. Um heróis humilde, sem muitos bens mas de caráter incorruptível, alma pura e honrada.
http://www.essaseoutras.com.br/arcadismoneoclassicismo-poetas-contexto-historico-e-caracteristicas/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário